domingo, 27 de março de 2011

AS NOVAS ROTAS DO COMÉRCIO INTERCONTINENTAL

 
O conhecimento de novos continentes e mares proporcionou aos Portugueses e aos Espanhóis a abertura de novas rotas marítimas, que transformaram o comércio e o quotidiano de muitas populações por todo o Mundo.
Nos séculos XV e XVI, o comércio intercontinental proporcionou aos Europeus o conhecimento de produtos, até aí desconhecidos ou raros, popularizando o seu consumo e permitiu, também, o contacto de vários povos e raças.







Neste período, as principais rotas do comércio à escala mundial eram:

  • as rotas atlânticas - ligavam a Europa, a África e a América Central e do Sul realizando o comércio triangular. Nestas rotas, transaccionavam-se escravos do continente africano, açúcar, ouro e prata americanos bem como produtos manufacturados europeus.





  • a rota do Cabo - fazia a ligação, por mar, entre a Europa e a Ásia, contornando a África. Através dela, os navios transportavam especiarias e mercadorias orientais de luxo. 







  • a rota da Mina - ligava Portugal a Mina em África. Portugal exportava produtos de baixo valor (bugiganga como missangas, espelhos e objectos de metal, panos coloridos...). Da Mina, onde existia uma feitoria, trazíamos ouro, marfim, malagueta e escravos.



21 comentários:

  1. testemunho verdadeiro a respeito de sua pesquisa de empréstimo entre indivíduos (isabellelebien@gmail.com)
    Compartilho esta mensagem para aqueles que buscam credor de empréstimo on-line cuidado com falsas são agora muitos online e eles só pedir dinheiro para o empréstimo nunca dão. Por favor, queira conhecer bem a pessoa com quem você emprestar. Tenho experiência com um emprestador chamado ISABELLE Lebien, eu não acreditar, mas eu tenho o meu empréstimo de € 28.000 em taxas de juros de 2%. Então eu pedir-lhe para entrar em contato se você estiver na necessidade de um empréstimo rápido e confiável. Experiência e você não vai se decepcionar.
    Aqui é o seu e-mail: isabellelebien@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Eu fiz uma descoberta que eu gostaria de compartilhar com você. Esta é uma notícia muito boa.
    No mês passado, eu precisava tanto dinheiro que eu queria fazer um empréstimo de um banco e foi causando muito problema.
    Mas eu achei o perfil de um determinado na rede e ele me deu o empréstimo de 75.000€ ..
    I informá-lo assim que se você precisa de empréstimo urgente ou de crédito, em particular, entre em contato com o nobre senhora de satisfação.
    Aqui é o seu endereço de e-mail:hwrdchristopher@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. I recebeu um empréstimo em um notável credores, honesto e sério
     Juro em nome de Deus é através dele que eu tenho o meu empréstimo de 85.000€ Fiquei tão surpreso que eu não podia sequer imaginar que ainda existem credores honestos real na Internet. e-mail para o meu gasto Eu pago para o seu banco antes de fazer o empréstimo
    por isso que eu decidir fazer a sua evidência para o que eu faço
    se você está na necessidade de empréstimo n entre em contato por e-mail:hwrdchristopher@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Eu recebi um empréstimo de um emprestador excepcional, honesto e sério
    Eu juro em nome de Deus, é graças a ele que eu tinha o meu empréstimo de 85.000 € que fiquei tão surpreso que eu não poderia sequer imaginar que ainda existem credores honestos pela Internet. minhas custas pagar aquele que o banco dele antes de tomar o empréstimo pelo correio
    razão por que eu decidir fazer meu testemunho pelo que ele
    Se você está precisando de empréstimo n por favor contato por e-mail : mariajenifer907@gmail.com

    ResponderEliminar

  5. Olá, as pessoas são quem conhece vem para resgatar a seus companheiros quando eles sofrem. Este homem me fez um empréstimo de 70.000 € sem nada mais me para o nível de documentos que exigem os bancos em pedidos de empréstimo. Se você está em necessidade financeira, graças a ele que eu tenho hoje o super mercado na esquina, ele tem sido meu Salvador e realmente não sei o que fazer com ele é por isso que hoje decidi testemunhar em seu nome, você pode contatá-lo por e-mail e siga suas instruções e você estará satisfeito em prazo máximo de 48 horas. Eu o confirma e daquele momento aconteceu se você precisa de um empréstimo entre em contato com ele. Então você que precisam como eu você pode escrever-lhe e explicar sua situação pode ajudar seu correio mariajenifer907@gmail.com

    ResponderEliminar




  6. Grave um depoimento dinheiro pronto quando bancos ou parentes podem segui-lo, é bom saber que existe uma assistência mútua em algum lugar. Para solicitar um empréstimo entre indivíduo enviar um e-mail diretamente para este Sr. integrado pelo nome de Sr. Ana Aguiam que meu encontro em 72 horas. Graças a ele, hoje que vou fazer dois fim do mês e eu vou ser grato para sempre. Contato se você estiver na necessidade para seus pedidos, sérios e rápidos.
    Aqui é o seu e-mail: mariajenifer907@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de maiores informações sobre esse empréstimo

      Eliminar
  7. Nós somos um fornecedor de empréstimos de dinheiro entre particular e investimentos de 0,6 a 10% TEAG. Então, se você precisa de um financiamento de dinheiro, entre em contato com o Sr. Thilo VOLZ e você vai tê-los em 24 horas: agence.volz1956@gmail.com

    Email: agence.volz1956@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. Nós somos um fornecedor de empréstimos de dinheiro entre particular e investimentos de 0,6 a 10% TEAG. Então, se você precisa de um financiamento de dinheiro, entre em contato com o Sr. Thilo VOLZ e você vai tê-los em 24 horas: agence.volz1956@gmail.com

    Email: agence.volz1956@gmail.com

    ResponderEliminar
  9. Parabéns ao professor (a) e alunos pela pesquisa e excelente trabalho. Sou professora no exterior e meus alunso, que estao aprendendo português, precisavam estudar sobre as grandes navegaçoes portuguesas (faz parte do curriculo). Obrigada por compartilhar a pesquisa de vocês: tudo explicado de uma forma simples, o que ajudou meus alunos a compreenderem.

    ResponderEliminar
  10. Tra finanza PRIVATA
      Vorrei chiedere a voi se avete bisogno di un prestito per il vostro business, se siete interessati non esitate a contattarci tramite questa email: aliciagraciamaria@outlook.es

    ResponderEliminar
  11. Tra finanza PRIVATA
      Vorrei chiedere a voi se avete bisogno di un prestito per il vostro business, se siete interessati non esitate a contattarci tramite questa email: aliciagraciamaria@outlook.es

    ResponderEliminar
  12. OFERTA DE EMPRÉSTIMO
    Oferecemos-lhe seguro e com total transparência, octroies de empréstimo de dinheiro a partir de 1000€ 50000€, dependendo da sua necessidade.
    Tudo isso com documentos de apoio e uma grande velocidade.
    Obrigado por deixar-nos através do nosso endereço de email : frannkheinz@gmail.com
    O Whatsapp só : +1 929 222 7884













    OFERTA DE EMPRÉSTIMO
    Oferecemos-lhe seguro e com total transparência, octroies de empréstimo de dinheiro a partir de 1000€ 50000€, dependendo da sua necessidade.
    Tudo isso com documentos de apoio e uma grande velocidade.
    Obrigado por deixar-nos através do nosso endereço de email : frannkheinz@gmail.com
    O Whatsapp só : +1 929 222 7884



























    OFERTA DE EMPRÉSTIMO
    Oferecemos-lhe seguro e com total transparência, octroies de empréstimo de dinheiro a partir de 1000€ 50000€, dependendo da sua necessidade.
    Tudo isso com documentos de apoio e uma grande velocidade.
    Obrigado por deixar-nos através do nosso endereço de email : frannkheinz@gmail.com
    O Whatsapp só : +1 929 222 7884























    OFERTA DE EMPRÉSTIMO
    Oferecemos-lhe seguro e com total transparência, octroies de empréstimo de dinheiro a partir de 1000€ 50000€, dependendo da sua necessidade.
    Tudo isso com documentos de apoio e uma grande velocidade.
    Obrigado por deixar-nos através do nosso endereço de email : frannkheinz@gmail.com
    O Whatsapp só : +1 929 222 7884

















    OFERTA DE EMPRÉSTIMO
    Oferecemos-lhe seguro e com total transparência, octroies de empréstimo de dinheiro a partir de 1000€ 50000€, dependendo da sua necessidade.
    Tudo isso com documentos de apoio e uma grande velocidade.
    Obrigado por deixar-nos através do nosso endereço de email : frannkheinz@gmail.com
    O Whatsapp só : +1 929 222 7884



















    OFERTA DE EMPRÉSTIMO
    Oferecemos-lhe seguro e com total transparência, octroies de empréstimo de dinheiro a partir de 1000€ 50000€, dependendo da sua necessidade.
    Tudo isso com documentos de apoio e uma grande velocidade.
    Obrigado por deixar-nos através do nosso endereço de email : frannkheinz@gmail.com
    O Whatsapp só : +1 929 222 7884

    ResponderEliminar
  13. Você precisa de um empréstimo? Somos legítimos e credores credores. Somos uma empresa com suporte financeiro. Nós emprestamos fundos a pessoas que precisam de assistência financeira, que têm crédito ruim ou precisam de dinheiro para pagar contas, para investir em negócios. Gostaria de usar este meio para informá-lo de que fornecemos assistência confiável para os beneficiários, como gostaríamos de lhe oferecer, seu empréstimo. Entre em contato conosco por e-mail: margaretpedroloancompany@gmail.com

    Os serviços prestados incluem

    * Consolidação de débito
    * Empréstimo de Negócios
    * Empréstimo pessoal.
    * Empréstimos de carro
    * Aluguel e Home Loans

    Escreva de volta se interessado, nossa taxa de juros anual de 2%. Entre em contato via e-mail: margaretpedroloancompany@gmail.com

    Por favor, note: todas as pessoas interessadas devem enviar uma mensagem para o nosso e-mail para comentários imediatos e detalhes para obter um empréstimo.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  14. Testemunho de um empréstimo
    Eu consegui obter um empréstimo de uma instituição de micro-crédito,
    que foi capaz de satisfazer-me rapidamente.
    Ela ajudou-me a pedir uma soma de € 45.000.
    Se você também precisa de um crédito, empréstimo ou você não tem permissão Banking,
      PS: Por favor, entre em contato por e-mail se você estiver na necessidade de um empréstimo.
    Aqui é o seu e-mail: loanserious@gmail.com
    Compartilhe esta informação para ajudar os nossos irmãos, nossos amigos e outras pessoas em necessidade.

    ResponderEliminar
  15. Testemunho de um empréstimo
    Eu consegui obter um empréstimo de uma instituição de micro-crédito,
    que foi capaz de satisfazer-me rapidamente.
    Ela ajudou-me a pedir uma soma de € 45.000.
    Se você também precisa de um crédito, empréstimo ou você não tem permissão Banking,
      PS: Por favor, entre em contato por e-mail se você estiver na necessidade de um empréstimo.
    Aqui é o seu e-mail: loanserious@gmail.com
    Compartilhe esta informação para ajudar os nossos irmãos, nossos amigos e outras pessoas em necessidade.

    ResponderEliminar
  16. Testemunho de um empréstimo
    Eu consegui obter um empréstimo de uma instituição de micro-crédito,
    que foi capaz de satisfazer-me rapidamente.
    Ela ajudou-me a pedir uma soma de € 45.000.
    Se você também precisa de um crédito, empréstimo ou você não tem permissão Banking,
      PS: Por favor, entre em contato por e-mail se você estiver na necessidade de um empréstimo.
    Aqui é o seu e-mail: loanserious@gmail.com
    Compartilhe esta informação para ajudar os nossos irmãos, nossos amigos e outras pessoas em necessidade.

    ResponderEliminar
  17. Testemunho de um empréstimo
    Eu consegui obter um empréstimo de uma instituição de micro-crédito,
    que foi capaz de satisfazer-me rapidamente.
    Ela ajudou-me a pedir uma soma de € 45.000.
    Se você também precisa de um crédito, empréstimo ou você não tem permissão Banking,
      PS: Por favor, entre em contato por e-mail se você estiver na necessidade de um empréstimo.
    Aqui é o seu e-mail: loanserious@gmail.com
    Compartilhe esta informação para ajudar os nossos irmãos, nossos amigos e outras pessoas em necessidade.

    ResponderEliminar

  18. Testemunho Bom dia,
    Eu fiz uma descoberta que eu gostaria de compartilhar com você. Esta é uma notícia muito boa.
    No mês passado, eu precisava tanto dinheiro que eu queria fazer um empréstimo de um banco e foi me causando muita dificuldade.
    Mas eu achei o perfil de um determinado na rede e ela me fez este empréstimo 66 000 €.
    I informá-lo por isso, se você precisa de um empréstimo urgente ou de crédito, em particular, entre em contato com o nobre senhora de satisfação. não mentir eu só pagar uma taxa antes do meu empréstimo em minha conta
    Aqui é o seu endereço de e-mail: mariajenifer907@gmail.com

    ResponderEliminar
  19. Eu li uma testemunha disposta que falou de um homem honesto e sério. e eu automaticamente em contato com o homem no começo eu pensei que era como os outros credores falsos este homem é excepcional, honesto e sério Juro em nome de Deus é através dele que eu tenho o meu empréstimo 80.000 € Fiquei tão surpreso que eu não podia sequer imaginar que ainda existem credores honestos real na Internet. Eu garanto que eu recebi o empréstimo na última semana na conta bancária e com esse dinheiro posso resolver meus problemas para pagar minhas contas. . Se você quiser fazer o empréstimo, eu recomendo que você vá a este homem, se você está na necessidade de empréstimo que você nunca vai se decepcionar. Aqui é o seu e-mail: mail mariajenifer907@gmail.com

    ResponderEliminar

  20. Olá, seres humanos reais são aqueles lá fora que podem vir em seu socorro quando eles sofrem similar. Este homem me fez um empréstimo de € 70.000, sem toda complicar o meu lugar para os documentos exigidos pelos bancos nos pedidos de empréstimo. Se você está na necessidade financeira, graças a ele hoje eu tenho o grande mercado da esquina, ele era meu salvador e eu realmente não sei o que fazer, então eu decidiu hoje a depor em seu favor que você pode entrar em contato por e-mail e siga as diretrizes e você ficará satisfeito dentro de 48 horas no máximo .Eu pode confirmar ea partir desse momento, aconteceu que você precisa de um empréstimo entre em contato com o bem. Então você que estão em necessidade como eu, você pode escrever para ele e explicar sua situação pode ajudá-lo a seu e-mail mariajenifer907@gmail.com

    ResponderEliminar