domingo, 27 de março de 2011

A DESCOBERTA DO BRASIL


A descoberta do Brasil, em 1500, encontra-se envolta em polémica. Apesar de não haver qualquer documento que o confirme, alguns historiadores acreditam que os navegadores portugueses já tinham informações sobre essas terras a ocidente.
A hipótese é levantada como justificação para o facto de D. João II ter insistido, no Tratado de Tordesilhas, em incluir essas paragens na zona de influência portuguesa.

Mas por que razão se manteve segredo?

A existência de uma forte concorrência relativamente á expansão, a política de sigilo - política de segredo relativamente à expansão, seguida por D. João II. O objectivo era esconder dos Espanhóis os conhecimentos e estratégias a seguir -  mantida pelos dois países e a prioridade do monarca na descoberta do caminho marítimo para a Índia explicariam o segredo mantido.

 





Os registos oficiais dizem que D. Manuel enviou para a Índia uma armada saída de Lisboa comandada por Pedro Álvares Cabral de 13 navios, que seguiu a mesma rota da primeira viagem de Vasco da Gama, com destino à Índia.







 








Durante a viagem alguns navios "perderam-se".










 





 
Contudo por razões desconhecidas, junto a Cabo Verde, a armada desviou-se para Sudoeste e, em Abril de 1500,avistou terra, oficializando a descoberta da Terra de Vera Cruz, primeiro nome dado ao Brasil.









Sem comentários:

Enviar um comentário